Pular para o conteúdo principal

Dicas sobre germinação de sementes


 Em princípio, TODAS as sementes que estão cruas e com suas cascas (ou peles) preservadas, podem germinar. 


Mesmo assim, a semente pode não germinar caso: 

Estejam velhas porque foram mal embaladas, armazenadas ou validade vencida. Neste caso antes de germinar entram em decomposição; 

São sementes que sofreram irradiação (para aumentar o tempo e segurança de estocagem), portanto estão mortas; 

Foram deixadas por tempo demais dentro da água, neste caso irão fermentar; 

Ficaram pouco tempo dentro da água (menos que 4 horas).  

Estando bem conservadas e cruas, vivas, todas as sementes germinam, porém nem todas apresentam raiz primária (narizinho) como é o normal. As castanhas e o arroz (todos), por exemplo, não apresentam esta característica. 

Uma regra básica que funciona para quase todas as sementes é: 

Todas as sementes com casca no seu estado natural germinam. 
Sementes que não estão com sua casca ou pele poderão germinar parcialmente, dependendo da agressão do processo usado. Aveia em grão sem casca (nacional) germina somente 30 a 50% por exemplo. 
As sementes que perderam sua pele por um processo mecânico como as nozes e o arroz, não irão germinar. 
Sementes que passaram por algum processo de aquecimento não irão germinar, somente acordar, como é o caso das castanhas de caju e do Pará. 

Exemplos de sementes que geram broto: 
Trigo, Alpiste, Painço, Lentilhas, Grão de bico, Amendoim, Milho, Milho de pipoca e Girassol com casca.  
Exemplos de sementes que geram narizinho, mas que não se deve esperar aparecer para consumir germinada pois ficam com gosto ruim: Linhaça, Alpiste e Painço. 
Exemplos de sementes que não geram narizinho: Castanha-do-pará crua, Nozes, Amêndoa e Cevadinha sem casca.  

Qual semente mesmo germinada não se deve consumir? 
Feijão: ainda fica um residual de alcaloides que o tornam tóxico. É possível o consumo, mas não é recomendado fazer uso diário. Feijões mais recomendados para germinar e consumir ocasionalmente: azuki e moyashi. 
Arroz integral sem casca (o polido e parborizado não germinam): muito duro para ser consumido cru, porém pode-se fazer o leite. 
Milho seco: muito duro para ser consumido cru, porém pode-se plantar e obter grama para o preparo de suco verde. Nota: Milho verde não precisa germinar. Muito saboroso para consumir cru, mas tem que estar bem tenro, quase branquinho. 
Milho de pipoca: muito duro para ser consumido cru, use para fazer leite ou plantar gramas.  
Estas são as sementes mais consumidas pela humanidade. Geralmente, as sementes que mais contêm agrotóxicos e potencial de serem transgênicas, porque produzidas em grande escala. O interessante da alimentação crua e viva é que você irá conhecer tantas outras sementes, muito mais nutritivas e não tanto exploradas que não irá sentir tanta falta delas. 
Porém, ao consumir estas sementes cozidas, recomenda-se germiná-las antes para melhorar seu poder nutritivo e digestivo. O vitalizar fica meio de fora devido ao cozimento... 

Cozimento mais rápido, portanto mais ecológico e econômico. 
Alimento mais nutritivo, pois o processo de germinação potencializa alguns nutrientes. 
Alimento mais seguro e digestivo, pois a germinação super reduz alguns antinutricionais como os fitatos, que são antioxidantes em baixa concentração, mas desmineralizantes nos cereais integrais crus. 

Como posso germinar as sementes? 
Para 80% das sementes o simples processo de hidratá-las (acordá-las) já potencializa a nutrição, digestão e vitalização para usá-las como alimento. 
Lavá-las em uma peneira. 
Imergi-las por 8 horas em água filtrada. Opcional colocar gotas de suco fresco de limão para eliminar possíveis patógenos. 
Escorrer numa peneira. 
Lavar, revolvendo as sementes por 5-10 segundos. 
Voltar a imergir por mais 8 horas. 
Lavar novamente e estará pronta para usar! 
 
https://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/alimentacao-viva/1234-alertas-sobre-germinacao-de-sementes.html 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Descubra como fazer um mingau de aveia top das galáxias

  Ingredientes: 150ml de leite vegetal (amêndoas, castanhas ou coco) 1 colher de sopa de aveia em flocos (finos ou grossos) 1 colher de sopa de farelo de aveia Um punhado de mix de nozes trituradas (aproximadamente 30g) Um fio de mel MODO DE PREPARO Leve o leite vegetal ao fogo e esquente levemente. Acrescente o farelo de aveia e a aveia em flocos e mexa, com fogo baixo, até engrossar. Desligue o fogo, acrescente o mel e as nozes trituradas. Consuma em seguida. Conheça nossa seleção de castanhas no nosso site: www.nutriwilly.com.br

Receita de pão de queijo de frigideira saudável

  Que tal terminar a noite com um lanche leve e saudável? Veja a receita a seguir. 1 ovo 1/3 de xícara de leite 1/4 de xícara de óleo 1 xícara de polvilho doce 1/3 de xícara de queijo parmesão ralado Sal a gosto Modo de preparo Coloque tudo em uma vasilha e misture até formar uma massa homogênea Aqueça uma frigideira antiaderente, despeje parte da massa e frite como se fosse uma panqueca, até que as bordas fiquem douradas. Está pronto!

Descubra como a alimentação pode afetar o seu skincare

  De nada adianta gastar dinheiro com cosméticos caríssimos, se você se esquece de que a pele é um órgão, e assim como todo o nosso organismo é alterado pela nossa alimentação. O aspecto da pele é um reflexo da saúde. Hidratação e alimentação variada e adequada pode deixar sua pele visivelmente mais saudável e bonita. Agora que você já sabe como deixar a sua pele mais radiante, dá uma espiada no nosso site e confira mais opções saudáveis e gostosas. www.nutriwilly.com.br